"Esta página foi idealizada para o entendimento desta incrível ciência milenar, o Feng Shui, para apreciação de boas propostas em arquitetura e em artes visuais; também para promover a conscientização ambiental através de soluções sustentáveis. "

28 de nov. de 2015

Organizando e harmonizando ateliers e oficinas



A função de um atelier é desenvolver a criatividade, a produtividade e a expressão artística dos sentimentos. Se sua intenção é montar um atelier ou oficina em casa, a melhor localização é nos fundos da residência, pois, normalmente, é nesta região que podemos ter a melhor contemplação do jardim e também o menor ruído vindo do exterior, que é prejudicial para a concentração do artista ou artesão. Mas se não houver um ambiente vago aos fundos da edificação, então busque outro conveniente. Lembre-se que este não seve ser contíguo à cozinha ou banheiro.
                Dê uma atenção especial para as cores empregadas nestes ambientes, pois as energias emanadas durante o dia inteiro de trabalho refletem no seu humor e no rendimento das atividades. Observe o ambiente com atenção e faça um “mapa de progresso”, ou seja, detectando quais os pontos da decoração, limpeza e ordenação deste ambiente que mais interferem em seu progresso.
O chi deve fluir suavemente e com facilidade. A bagunça gera bloqueios, obstrução de energia, resistência ao trabalho, descontentamento, irritação e confusão mental. As gavetas, caixas e estantes em ordem permitem que as boas energias permeiem o espaço, trazendo prosperidade, sorte e riqueza. Mesmo que o trabalho seja criativo, descontraído, não deixe objetos espalhados pelo chão. Coloque fora o que não precise e limpe sempre a lixeira para liberar as energias.
Se você tem também um computador neste ambiente, lembre-se de também organizar o espaço virtual, arquivos eletrônicos e protetor de tela.  Na verdade, ter equipamentos elétricos expostos neste ambiente não é o mais adequado, pois eles interferem na concentração. O ideal é ionizá-los ou mantê-los longe. Uma planta entre você e o aparelho pode ajudar. Mas, para evitar maiores problemas, lembre-se de desligá-lo sempre que possível.
                Assim como em outros ambientes de trabalho e estudo, sua bancada de trabalho deve estar posicionada no ambiente de modo que possa ver a porta de entrada. As visitas devem entrar e sair pela mesma. Assim, não deixando a energia ir embora com elas. O melhor formato para este ambiente é com planta baixa quadrada.
                É comum algumas pessoas terem uma bancada para trabalhos manuais montadas em uma garagem, numa lavanderia e até no dormitório. Em casos assim, recomenda-se separar a área com divisórias, para não misturar zonas. Lembre-se que os trabalhos desenvolvidos no atelier ou oficina não devem interferir na realização das diferentes atividades empregadas no mesmo ambiente. Em áreas de dormir, coloque um cristal de quartzo, como proteção para as energias caóticas.
                Tenha imagens que inspirem boas ideias. Mas não sobrecarregue a visão. Pelo menos uma parede vazia já permite o descanso dos olhos. A música também tem um grande poder. Evite a poluição sonora. Mantenha neste ambiente apenas sons neutros. Caso você não queira manter um rádio ligado, é bom também sons de relógio, fontes e ventilador. Plantas também podem estimular a alegria no ambiente.
                Um atelier ou oficina pode ser um espaço de lazer ou de trabalho. Se a segunda opção for o caso, coloque na parede seus diplomas, para gerar mais confiança e lembra-lo de que aquela atividade não é somente um hobby, mas seu ganha-pão. Um tapete de boas vindas na porta de entrada atrai fregueses, que se sentem a vontade para ingressar neste seu espaço privativo.


Vídeo relacionado:
6 dicas para você organizar seu atelier

Acesse também:


Escritórios, nosso 2º lar