"Esta página foi idealizada para o entendimento desta incrível ciência milenar, o Feng Shui, para apreciação de boas propostas em arquitetura e em artes visuais; também para promover a conscientização ambiental através de soluções sustentáveis. "

21 de ago. de 2015

A força criadora que produz a vida

Ser é respirar

Em 1851, o físico alemão Barão Karl von Reichenback disse que havia descoberto um grande poder na natureza, que ele chamou de ‘força Od’. Ele relatou registrar uma luminescência azul ou amarela emanada dos objetos e que poderia, inclusive, ser percebida a olho nu. Acontece que esta energia descrita por ele não era tão desconhecida. Em culturas mais antigas, como a chinesa, ela era conhecida como a ‘energia vital’, o princípio da mudança, o Qi ou Chi.

A força criadora que produz a vida provém da energia Chi
(imagem de holosyoga.com.br)

Chi refere-se ao curso dos ventos, à perfeita respiração, o caminho do ar. É algo inerente a todos os seres vivos. A pronúncia correta desta palavra é ‘tchi’. No Japão esta energia é chamada de Ki e na Índia de Prana. Na espiritualidade o Chi simboliza a purificação, a renovação, o equilíbrio, a energia e a saúde. Nós recebemos esta energia Chi ao nascermos. É o sopro divino. Por isto em muitas religiões e doutrinas é reconhecida como sendo Deus ou o Espírito Santo.

 O curso dos ventos, Chi, regula o curso da nossa mente.

O ‘bom Chi’ nos proporciona prazer, conforto, felicidade e leva aos ambientes as correntes energéticas favoráveis. O ‘chi ruim’, também chamado de Shar, nos proporciona retração, desconfortos, depressão e leva aos ambientes as correntes energéticas desfavoráveis. Ele bloqueia nosso crescimento e desenvolvimento pessoal e profissional.

 “Da mesma forma que o corpo abriga a alma e as características de cada pessoa, um espaço também abriga uma personalidade.” – citação do livro ‘Feng Shui – O poder de atrair a prosperidade’.

É preciso entender que a nossa aparência externa é o reflexo da nossa capacidade respiratória, e isto vale também para as moradias. Quando a Chi flui adequadamente tanto o nosso corpo quanto a nossa morada tornam-se saudáveis. Esta energia representa nossas relações físicas e emocionais em relação ao mundo físico. Portanto o Chi pode ser ativado através de todos os nossos sentidos. Com o Feng Shui trabalhamos esta energia através dos seus ciclos, com os cinco elementos: terra, água, fogo, madeira e metal.

 “O homem atua sobre o espaço e o espaço age sobre o homem, integrados numa respiração comum.” – citação do livro ‘Feng Shui – O caminho do meio’.

Devemos sempre buscar alternativas para a circulação harmoniosa das correntes nos ambientes de nossa casa e área de trabalho. Mas atenção! Devemos evitar o ‘tubo aeróbico’, que nada mais é do que ‘o vento forte demais’ que carrega as boas energias embora. Também não são adequadas as barreiras, como árvores, postes ou móveis, que impedem a circulação do Chi, acumulando cargas altamente nocivas e impedindo as boas energias de circularem.  
O Chi costuma entrar, principalmente, pela porta da frente das edificações. Um caminho sinuoso da rua até a porta principal permite que a energia seja conduzida de forma adequada. A entrada e a saída do imóvel de frente uma para outra faz com que o Chi passe diretamente e não circule pela casa, que é o ideal. Por isto, alguns utilizam neste trajeto o pêndulo com cristal facetado, para refletir as boas energias para todas as áreas necessárias.

“Todos os espaços são receptáculos para a nossa vida e precisam de Chi.” – citação do livro ‘Feng Shui – O livro das soluções’.

(imagem de www.xr.pro.br)
No Feng Shui vemos que o Chi possui duas fases. Os antigos chineses diziam que Yin e Yang eram os pais do Universo e que esta energia vital era o que os unia.
Existem o ‘yang Chi’, que se refere à fortuna e à saúde, e o ‘yin Chi’, referente às doenças. Quando dizem que precisamos “alimentar” as boas energias isto significa que devemos arrumar, mudar, amar, simplificar e criar. Isto vale para a vida e para as edificações que habitamos.
*São elementos que intensificam o Chi: a água, os animais, os objetos de arte, os objetos que se movem com o vento, as cores, os cristais e pedras, os espelhos, os elementos marinhos, as sementes, os fósseis e as plantas.

“Se quiser mudar a sua vida, mude vinte e sete coisas de lugar em sua casa” – antigo ditado chinês.

As edificações com áreas problemáticas nos causam doenças graves devido às suas energias desiquilibradas. Se não resolvidos, estes problemas persistem independente se há ou não a troca de usuários. Os principais vilões ou “atrasos da vida” nas moradias são a sujeira, a poluição, as pinturas descascadas, as rachaduras, entre outros. Mas às vezes, mesmo a limpeza e a reforma não são suficientes.
Existem agentes ocultos que devem ser identificados por profissionais especializados. Os antigos chineses acreditavam que sob cada colina e montanha mora um dragão verde ou um tigre branco. O dragão é a energia Chi (o sopro), presente em fluxos calmos, brisas suaves e riachos sinuosos. Este seria o ideal de moradia!
Os consultores em Feng Shui, por exemplo, analisam os imóveis, entendem o Chi dos locais e ajudam a ajustar as energias dos terrenos, das edificações e das pessoas que nelas habitam ou trabalham.
O Chi é uma energia que nos “arrasta” para certas direções. Os iguais se atraem! O padrão vibratório de um bairro, de uma cidade, de um país, de um povo, com sua cultura, usos e costumes, “chama” as pessoas semelhantes. Se você tem ideias opostas não se adaptará à região. Não adianta você se esmerar em transformar a sua casa na ‘casa dos sonhos’ se ela encontra-se num contexto diferente do desejado. Seria como um diamante em uma pedreira. Às vezes a única solução é a mudança de endereço.
(imagem de www.hanndow.comunidades.net)

No universo, a mudança é a única realidade permanente.

*O bom Chi está presente em: passagens, janelas, espaços abertos, áreas iluminadas, com conforto ambiental, nas linhas onduladas, nos objetos que se movem ao vento, e etc.
*O Chi ruim está presente em: paredes, portas fechadas, áreas escuras, com excesso de calor ou frio, cantos e ângulos, na imobilidade, e etc.

“O Feng Shui convida você a aceitar as mudanças, a animar-se e a deixar que seu ambiente cresça, melhore e movimente-se com você” – citação livro ‘Dicas de Feng Shui’. 

Acesse também: