"Esta página foi idealizada para o entendimento desta incrível ciência milenar, o Feng Shui, para apreciação de boas propostas em arquitetura e em artes visuais; também para promover a conscientização ambiental através de soluções sustentáveis. "

15 de ago. de 2015

Você é o arquiteto da sua casa

“Um lar é o espaço vazio das possibilidades no qual escrevemos a nossa vida.” – trecho livro ‘A casa terapêutica’.

(imagem livro ‘A casa terapêutica’)
Os espaços que habitamos possuem muita influência em nossa vida. Por este motivo, as casas e áreas de trabalho precisam estar em harmonia com o espaço interior de seus ocupantes. Todas as emoções e comportamentos que exercemos se refletem na arquitetura, na decoração e na limpeza dos ambientes. É uma maneira, às vezes infeliz, de demonstração de poder, de controle sobre os espaços.

Ao replanejar os cômodos de uma edificação nós demonstramos como estamos felizes, satisfeitos com a vida e em crescimento pessoal. É deste modo que mostramos que queremos mudar, queremos melhorar. E começamos isto pelos espaços em que vivemos. Reformar ou reavivar nosso lar é a melhor maneira de começarmos a atingir as nossas metas!

Cada cômodo tem uma função e, ao mesmo tempo, conta parte da nossa história pessoal.

Na nossa intimidade não existem regras, certo ou errado, mesmo assim é importante desenvolver o senso de identidade e estilo. Isto facilitará a idealização de projetos para nossa vida e para o nosso lar. Mas lembre, nem sempre os projetos mais bonitos são os mais adequados às nossas necessidades.

Uma casa saudável é aquela considerada ‘sob medida’ para você. Se ela não apresenta boas soluções, não proporciona facilidades no dia-a-dia, então só poderá lhe trazer problemas. A casa saudável deve ser prática, funcional, organizada e acolhedora. Além disso, também é bom saber como ativar nelas as oito áreas da vida. Para isto o Feng Shui pode ajudar. Ele mantém a nossa vida e os cômodos das nossas edificações em boa sintonia.

Manter o pensamento positivo é o primeiro passo para uma mudança benéfica dos lares e áreas de trabalho, mas saber escolher os locais adequados para as suas construções, os materiais com qualidade biológica e as técnicas para uma arquitetura bioclimática é ainda melhor.

Como você vive define quem você é.

(imagem de http://br.freepik.com/)
Áreas problemáticas podem nos proporcionar sintomas bem graves de saúde, como tensão, descontentamento, desconforto, turbulências emocionais, dores de cabeça, perdas de sono, dores na coluna, pálpebras inchadas, peso na cabeça, entre outros. As causas mais prováveis geralmente são a desorganização, a sujeira, o lixo, uma função errada exercida no ambiente, peças estragadas, quebradas, sem uso e etc. Mas existem também outros agentes agressores e perigosos ocultos à nossa vista, como a contaminação elétrica ou eletromagnética, os materiais tóxicos, as radiações, radioatividades e outras anomalias.

As áreas harmônicas e neutras, com o campo magnético bom, oferecem justamente o oposto. Elas melhoram as enfermidades, fazendo-nos sentirmos bem, em repouso, com mais concentração, saúde, ânimo, descanso e alegria. O lar mais confortável e acolhedor pode mudar a nossa vida.

Ação e reação. A casa retribui!

Tem ações simples que podemos realizar para fazer o nosso lar mais harmonioso e equilibrado. Num primeiro momento podemos avaliar a iluminação, a ventilação e a temperatura dos cômodos, se estão ou não adequados. Também as orientações de peças mobiliárias importantes, como a mesa de trabalho em um home office ou as camas nos dormitórios.

É preciso revisar também os aparelhos de ar-condicionado, os umificadores, evitar uso de substâncias tóxicas, como certos isolantes cancerígenos, produtos de limpeza, vernizes e tintas, e etc.

O dormitório é uma das áreas mais importantes de nossa casa, pois é onde descansamos e recarregamos nossas energias depois de um longo dia. Nele devemos evitar deixar cabos de energia expostos, sem devido isolamento, a cama próxima às tomadas, tubos fluorescentes, mantas e almofadas elétricas, colchão com peças metálicas e aparelhos com emissão de radiação.

Sua casa é um elemento vital do seu sistema de apoio.

Existem situações mais complexas em que precisamos da consulta a um profissional. Muitas civilizações antigas já possuíam seus especialistas com conhecimento sobre a incidência de determinadas energias sobre os seres vivos. Na China, por exemplo, existiam os geomantes que aplicavam arte geomântica do Feng Shui. Hoje, médicos, arquitetos, biólogos, geólogos e outros também têm se dedicado aos seus próprios estudos sobre os elementos e fatores que interferem na nossa vida. Métodos, como a Radiestesia, misturam conhecimentos da antiguidade com a ciência contemporânea.

A geobiologia é conhecida como a ciência do habitat. Com ela estuda-se a relação homem versus gea (Terra) versus bios (vida). Os profissionais que a aprendem conseguem avaliar questões mais sérias como aqueles provindos dos subsolos, por exemplo, com a liberação de radiação gama, de gás carbônico, pelas falhas ou fissuras geológicas, camadas freáticas, alterações no campo magnético terrestre, e etc.
 Há casas que não dão sorte.

Vivemos trancados em nossos lares, em frente a monitores e nos esquecemos de como é bom, de como é necessário o contato com o meio natural. É importante, gostoso, divertido e saudável mantermos jardins e espaços com elementos verdes em nossos lares, também irmos às praças, parques, à praia ou ao campo.

(imagem de http://br.freepik.com/)
Agora, se você vai mudar-se, o que fazer? Precisamos sempre avaliar muito bem o local onde vivemos. Localização é tudo! Devemos tentar manter ao máximo a distância de áreas com muito ruído, com fluxo intenso de pessoas e veículos, de zonas com descarte de resíduos e emissão de gases, de calefações, com formaldeídos, com cargas eletrostáticas, com instalações elétricas e eletrônicas, e etc.

Infelizmente, às vezes não se podem restabelecer as boas energias de uma residência, então a única solução é a mudança de local de moradia ou de trabalho.



Acesse também:
Atenção: problemas ocultos em sua residência
http://fengshuiideias.blogspot.com.br/2014/08/atencao-problemas-ocultos-em-sua.html
Reportagem sobre antenas de alta tensão
http://fengshuiideias.blogspot.com.br/2013/03/reportagem-sobre-antenas-de-alta-tensao.html
Energias ocultas
http://fengshuiideias.blogspot.com.br/2012/08/energias-ocultas.html
Limpeza é renovação
http://fengshuiideias.blogspot.com.br/2012/08/limpeza-e-renovacao_15.html
Mantenha o ânimo para renovar o seu lar
http://fengshuiideias.blogspot.com.br/2013/11/mantenha-o-animo-para-renovar-o-seu-lar.html
O meio em que vivemos
http://fengshuiideias.blogspot.com.br/2012/11/o-meio-em-que-vivemos.html
Habitação reflete nossa imagem e semelhança
http://fengshuiideias.blogspot.com.br/2012/02/habitacao-reflete-nossa-imagem-e.html