"Esta página foi idealizada para o entendimento desta incrível ciência milenar, o Feng Shui, para apreciação de boas propostas em arquitetura e em artes visuais; também para promover a conscientização ambiental através de soluções sustentáveis. "

8 de mar. de 2016

Efeitos emocionais das cores no ser humano


(imagem de Feng Shui Ideias)
Preste a atenção à sua volta! Observe todas as cores no ambiente ao seu redor. Saiba que elas podem lhe influenciar positivamente ou negativamente, lhe agradando ou incomodando. E as péssimas sensações podem atrapalhar sua saúde física e mental, seu rendimento de estudo ou trabalho e a sua percepção do espaço. Por isso este é um dos itens mais importantes na decoração.
(imagem de Feng Shui Ideias)
As cores são um dos estímulos mais sutis e poderosos da natureza. Nossas reações a elas são rápidas. Os tons claros têm o poder de expandir imagens e os escuros de concentrar, de diminuir. Ambos dão vida e animação a tudo que existe no plano material.
O que muitos não sabem é que as cores também possuem poder curativo. Por isso este aspecto é também estudado pelo Feng Shui. Elas nos afetam emocionalmente, fisicamente e espiritualmente. Estimulam nossos sentidos, encorajando-nos a relaxar ou a nos tornar mais ativos.
Quando dominarmos o entendimento da aplicação das cores nos ambientes, conseguiremos alcançar uma parte fundamental do equilíbrio necessário para o bom funcionamento das nossas vidas. Curaremos a nós mesmos!

Logo abaixo, veremos um resumo sobre quais os efeitos das cores na percepção e na saúde humana:
Vermelho: estimula o metabolismo, aumenta os batimentos cardíacos, a transpiração, a pressão arterial e abre o apetite.

Rosa: estimula o amor, o romance e a maturidade dos relacionamentos, dá sensação de calma e paz, e proporciona a cura emocional.

Laranja: aumenta o envio de oxigênio ao cérebro, estimulando a atividade mental.

Marrom: esta cor tem poder de conciliar emoções e nos passar a ideia de credibilidade, conforto e força, mas também pode estimular pensamentos materialistas.

Amarelo: é a cor mais visível para o olho humano, gera energia muscular, estimula nossa atividade cerebral, melhorando nosso rendimento estudos, mas em excesso pode causar distúrbios e produzir ansiedade. 

Verde: abaixa a pressão arterial, relaxa o sistema nervoso, acalma e suaviza o pensamento, estimula a criatividade, pode melhorar a visão, mas é um inibidor do apetite.

Azul: retarda o metabolismo e pode inibir o apetite, assim como o amarelo.
Roxo/púrpura: a exposição excessiva a essa cor faz as pessoas ficarem mal-humoradas, que se retirem do local ou que não fiquem a vontade.

Branco: em excesso causa monotonia, sono e pode causar uma sensação desconfortável. 

Preto: traz a sensação de perspectiva e profundidade, mas também de tristeza e solidão.

Vídeo da semana
Cores indicadas para cada estabelecimento comercial


Mais sugestões de leitura: