"Esta página foi idealizada para o entendimento desta incrível ciência milenar, o Feng Shui, para apreciação de boas propostas em arquitetura e em artes visuais; também para promover a conscientização ambiental através de soluções sustentáveis. "

28 de mar. de 2016

A força dos cinco elementos

Os cinco elementos (madeira, fogo, água, metal e terra) foram, no princípio, os criadores da natureza, os responsáveis pela manifestação da vida. Esta é uma teoria é oriunda da China. Estudos antigos apontam para uma interação permanente estes elementos e os diferentes efeitos resultantes nos padrões vibratórios das pessoas. Não é a toa que sua análise é crucial para a aplicação do Feng Shui.

 “(...) identifica as relações energéticas entre as distintas expressões da matéria e entre cada uma delas e os seres vivos.” – trecho livro ‘Feng Shui, o poder de atrair a prosperidade’, de Silvana H. Occhialini.

Acredita-se que os cinco elementos podem garantir o bom fluxo do chi (força vital) dentro dos ambientes, mas apenas se houver uma perfeita associação entre eles. Isto acontece porque Yin e Yang são forças opostas complementares que geram o chi, que está presente em tudo. Elas se manifestam fisicamente na natureza através dos cinco elementos.  E cada um tem mais ou menos dessas polaridades, Yin e Yang. Portanto, busca-se a harmonia dos elementos para que haja harmonia das polaridades. Só assim teremos um lar melhor, onde teremos um prazer em habitar.

“Cada elemento pode favorecer a movimentação do chi dentro do ambiente do trabalho, estimulando criatividade, dinamismo, clareza no raciocínio.” – trecho livro ‘Feng Shui nos negócios e no local de trabalho, de Rosana Braga.

Existe uma ligação muito forte do homem com a matéria. Cada elemento nos comunica uma mensagem e esta pode ser descrita através das cores, sons, texturas, aromas e direções. Se existe um predomínio maior de um elemento, então o ambiente ficará desiquilibrado.
Para equilibrar o fluxo das energias devemos aplicar adequadamente todos os elementos no ambiente. A dose certa de cada um deve ser bem analisada. Um novo elemento aplicado à sua decoração pode estimular ou destruir outros elementos. Então, tenha cuidado!
Abaixo você verá dois diagramas de como há esta nutrição ou controle entre os elementos:

Aqui, da esquerda para direita, temos a sequência de nutrição ou geração dos 5 elementos.

(imagem de Feng Shui Ideias)

Madeira, fogo, terra, metal, água, madeira...

Agora, da esquerda para direita, temos a sequência de controle dos 5 elementos.

(imagem de Feng Shui Ideias)

Terra, água, fogo, metal, madeira, terra...

LEMBRE-SE QUE EXCESSOS PROMOVEM A DESARMONIA!


Vídeo da Semana:
A aplicação do Ba gua (ou Pa Kua) em plantas baixas


Leia também:

As 5 fases e o Feng Shui