"Esta página foi idealizada para o entendimento desta incrível ciência milenar, o Feng Shui, para apreciação de boas propostas em arquitetura e em artes visuais; também para promover a conscientização ambiental através de soluções sustentáveis. "

6 de nov. de 2015

Maneki Neko (Gato da Sorte, Gato do Dinheiro ou Bobtail)

Para adquirir esta peça, acesse a nossa loja: http://www.fengshuiideiasstore.tanlup.com/

Existem muitas lendas ligadas à imagem deste simpático gatinho asiático. Reverenciado, hoje, no templo de Gotokuji, em Tokyo, ganhou mais popularidade entre os anos de 1870 e 1910. Pode ser visto, principalmente, na entrada de lojas e outros estabelecimentos comerciais com seu costumeiro chamamento. Na verdade este aceno é nada mais do que a limpeza do rosto com a sua pata, prática comum dos animais. Os asiáticos acreditam muito na sensitividade que os gatos possam ter. O esfregar das patas nos olhos poderia ser um sinal da chegada da chuva ou de uma visita. Isto pode ter sido atribuído a eles quando, neste mesmo templo há muito anos atrás, um soldado foi salvo de ser atingido por um raio por ter seguido um gato que parecia lhe chamar ao longe. Anos mais tarde, uma senhora, que rezava por tempos melhores, sonhou com este gato, que lhe dizia “- molde minha imagem e semelhança”. E foi, justamente, com ela que a prática de ter imagens deste gatinho em cerâmica virou tendência em todo o mundo. Normalmente, vemos o gato da sorte representado por uma raça de gatos de estimação muito estimados pela corte. As damas o tinham com coleiras vermelhas e sinos dourados. Podemos ver o Maneki Neko representado em diversas cores.

·         Branco: simbolizando purificação, sorte e felicidade.
·         Preto: simbolizando proteção.
·         Rosa simbolizando o amor.
·         Dourado: simbolizando dinheiro.
·         Verde: simbolizando sorte.
·         Vermelho: simbolizando saúde.
·         Tricolor: simbolizando também sorte.
·         Azul: simbolizando a realização de sonhos.
·         Amarelo: simbolizando amizade.
·         Prateado: simbolizando saúde e longevidade.


Na cultura mundial, o gato da sorte com a pata direita levantada representa o chamamento de dinheiro e boa sorte; e com a pata esquerda levantada o chamamento de clientes.