"Esta página foi idealizada para o entendimento desta incrível ciência milenar, o Feng Shui, para apreciação de boas propostas em arquitetura e em artes visuais; também para promover a conscientização ambiental através de soluções sustentáveis. "

28 de ago. de 2015

O coração da casa

(imagem extraída de www.vamosmeditar.com.br)

 “Quando o centro não está em equilíbrio compromete toda a estrutura do espaço.”- trecho livro ‘Feng Shui – Soluções práticas para harmonização de ambientes em seu lar’.

Quando observamos o baguá, representação simbólica das regiões energéticas muito utilizada no Feng Shui pela Escola do Chapéu Negro, nós podemos ver que há uma região central que não possui nenhum trigrama específico. Esta área é chamada de Ming T’ang.
A região Ming T’ang representa a conexão do céu com a Terra, o yin e o yang, o centro do corpo, a coluna vertebral, o lugar da casa onde fluem todos os comandos responsáveis pelo nosso equilíbrio em todas as áreas da vida. Sem a sua energia não conseguiríamos realizar nenhuma tarefa.

“O que está fora é a representação do que está dentro.”- trecho livro ‘Feng Shui – O poder de atrair a prosperidade’.

No oriente, o significado da área central da edificação é atribuído à sorte. Em geral, nesta e em outras partes do mundo também se diz que é a região do ‘centro espiritual, da alma e da felicidade’. Os ajustes realizados no centro do baguá podem garantir mais bem estar, integração física e psicológica para todos os usuários.
O guátai chi’ é, portanto, como o alicerce da nossa vida. Tudo acontece à sua volta. Se ele está equilibrado, harmonizado, então se acredita que poderemos ter uma vida melhor e longínqua.
Mas engana-se quem pensa que é fácil encontrar este setor. Existem edificações, terrenos e ambientes que possuem áreas faltando ou sobrando devido aos seus formatos irregulares. Nestes casos, um analista de Feng Shui pode identificar várias violações. O problema mais grave é quando esta região encontra-se vazia, sem função, uso ou atividade.
(imagem do livro 'Feng Shui Básico',  mostrando uma casa com setor central vazio)
Um centro vazio não fomenta a unidade familiar. É como uma ‘casa sem coração’. Quando se trata de uma visão mais abrangente, o ideal é que o projetista planeje a forma da edificação colocando em seu centro uma sala de estar, uma área para a família ou o dormitório principal.
Um centro desajustado, mesmo que todas as demais regiões estejam adequadas, nos instigará ao cultivo de sentimentos negativos, como o ódio, a raiva e o rancor. Isto posteriormente poderá evoluir para uma doença física.

“Quando reproduzimos comportamentos, atraímos também suas consequências”. - trecho livro ‘Feng Shui – O poder de atrair a prosperidade’.

Como sabemos que da terra provém todas as coisas da vida, então é fácil concluir porque esta área central do baguá é representada pelo elemento ‘terra’. Para intensificar este elemento e ativar o chi podemos:
*expor imagens e obras de arte que melhorem nossa concentração para enfrentar as mudanças da vida;
*objetos em cerâmica;
*elementos naturais, como o bambu;
*pintura de parede, materiais ou objetos na cor amarela;
* lustre, luminária ou pêndulo com cristal facetado, que atrai o chi benéfico, refletindo-o para todas as direções;
 * ventilador de teto (somente se ligado frequentemente), que ajudará a manter o chi circulando.

“É importante que você organize sua vida de modo que ela possa fluir em torno de uma base sólida e firme.” – trecho livro 'Feng Shui - Cartas para o seu paraíso pessoal'.


Acesse também: