"Esta página foi idealizada para o entendimento desta incrível ciência milenar, o Feng Shui, para apreciação de boas propostas em arquitetura e em artes visuais; também para promover a conscientização ambiental através de soluções sustentáveis. "

21 de jul. de 2015

Arquitetos e Engenheiros: a eterna luta dos desesperados

Alguns afirmam que Deus seria o primeiro arquiteto, pois é o criador do universo, do planeta Terra e de tudo que nele habita. Apesar desta crença, sabe-se que nenhum humano arquiteto é deus. Não lhe cabe o direito de impor, de forma autoritária, o seu trabalho e as suas ideias sem que haja brechas para questionamentos e mudanças. Porém, a falta de credibilidade na profissão pode ter atingido níveis perigosos. A eterna rixa entre aqueles que atuam no mesmo nicho de mercado confundem não somente os clientes como também os profissionais na área.
Recentemente, na tentativa de esclarecer empregadores, de órgãos públicos e privados, sobre as atribuições cabíveis aos arquitetos, o CAU/BR (Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil) lançou um documento explicativo que gerou sérios comentários nas redes sociais. Nele o conselho defende os honorários mínimos para os diferentes serviços que estes profissionais exercem e também destaca que somente graduados no curso superior de Arquitetura & Urbanismo podem realizar Projetos Arquitetônicos. Apesar da similaridade entre as nomenclaturas, a ideia não parece óbvia para a maioria da população. Criou-se uma cultura ignorante que separa em polos distantes os engenheiros civis dos arquitetos.