"Esta página foi idealizada para o entendimento desta incrível ciência milenar, o Feng Shui, para apreciação de boas propostas em arquitetura e em artes visuais; também para promover a conscientização ambiental através de soluções sustentáveis. "

22 de abr. de 2014

Como posicionar os espelhos na decoração?

Quando aplicarmos um espelho na decoração de interiores devemos levar em conta a amplitude visual, a iluminação e estética que ele proporcionará para o ambiente. Muito da percepção que temos dos espaços se deve ao que o espelho reflete e é isto que normalmente nos dá a sensação de amplitude. 

Todo o cuidado é pouco com relação à iluminação (natural ou artificial) em um ambiente com espelhos na decoração. O ponto de luz deve ficar afastado do espelho para não criar sombras. Não deve-se colocar a luz direta contra ele, pois a imagem irá se refletir para outras direções de forma incorreta. Mas lembre-se de que o ambiente ficará mais claro, certamente. 

Como usar adequadamente os espelhos? Veja algumas dicas abaixo:

* Hall de Entrada: evitar que um fique de frente para o outro, pois isto dá a sensação de infinito; ou de frente para a porta de entrada. O ideal é refletir uma composição visual atraente e convidativa para quem chega, como um papel de parede.

* Área Social: sim, pois é ótimo para ampliação do espaço.
m
* Cozinha: atrás do fogão traz boa sorte, porque reflete a fartura e dedura um intruso ou quem chega por traz do cozinheiro. Este elemento pode estar presente em elementos metálicos, no vidro do forno, tampa do fogão ou substituindo revestimentos.

* Dormitório: em portas de armários ou sobre cômodas. O ideal é não refletir a cama, ou melhor, as pessoas que nela estão deitadas. Em quartos de crianças não é recomendado, pois cria reflexos que as amedrontam.

* Banheiro: na parede interna ou acima da pia, não pode refletir para o exterior o vaso sanitário ou boxe do chuveiro.

* Sala de Jantar: posicionado na parede de cabeceira da mesa, alongando a sala, não refletindo quem está comendo, apenas os alimentos.

Observação: o ideal é um espelho por cômodo. Devemos evitar excessos! 

Fonte: Revista Decorar Mais por Menos, Editora Escala, Nº 37.