"Esta página foi idealizada para o entendimento desta incrível ciência milenar, o Feng Shui, para apreciação de boas propostas em arquitetura e em artes visuais; também para promover a conscientização ambiental através de soluções sustentáveis. "

31 de mai. de 2013

Estilos: Déco ou Nouveau?


(imagem provocativemanners.blogspot.com )
Déco e Nouveau foram estilos artísticos. O primeiro era caracterizado por linhas aerodinâmicas, formas geométricas e cores vivas. O segundo era caracterizado por linhas ondulares e temas vegetais. 

A 'Arnuvó' foi consagrada na França por volta de 1890 e é dito como o primeiro sinal do modernismo. Foi chamado por vários nomes, como Liberty e permaneceu até o final da primeira guerra. Eram empregados elementos clássicos e barrocos. Neste estilo não havia distinção entre as Belas-Artes (pintura, escultura, etc.) e as Artes Alicadas (decoração, arquitetura, etc.). 

A 'Ardecó' esteve mais presente no período entre guerras, ao mesmo tempo em que o mundo conhecia as obras do Arq. Le Corbusier, a Bauhaus e as novas ideias modernistas. Hoje o Déco é muito utilizado em decoração retrô.

(imagem:arquitracobrasil.wordpress.com)
A Bauhaus é chamada por alguns de estilo, mas foi uma escola de desenho industrial que surgiu na Alemanha, no século 20. Entre seus conceitos estavam o funcionalismo e praticidade acima da beleza. As obras expressavam simplicidade em formas geométricas puras, sem ornamentos. Buscava-se a produção industrial em série. Esta escola foi fechada pelos nazistas na década de 30.

O Funcionalismo surgiu devido às rápidas transformações industriais, as novas preocupações quanto aos espaços e objetos (forma x função), mas este raciocínio só foi bem desenvolvido nos anos 70.

O pós moderno consistiu em releituras e reinterpretações de outros estilos. Hoje podemos dizer que ecletismo e funcionalidade eram as palavras em ordem. Ecletismo é a mistura de estilos. É uma tendência desde o século 19, mas hoje é praticado como pós-modernismo.