"Esta página foi idealizada para o entendimento desta incrível ciência milenar, o Feng Shui, para apreciação de boas propostas em arquitetura e em artes visuais; também para promover a conscientização ambiental através de soluções sustentáveis. "

23 de abr. de 2013

Norman Foster e Feng Shui


(imagem: en.wikipedia.org)
Vamos dar uma olhada em um dos mais famosos casos de influência das técnicas de Feng Shui na arquitetura, o edifício da sede do Banco da China em Hong Kong (extremo esquerdo imagem) e do impacto que teve em um de seus concorrentes, o edifício de Hong Kong e Shanghai Bank, pelo famoso arquiteto Norman Foster.


Em muitas partes da Ásia, o layout das cidades e o projeto de construções seguem os princípios do Feng Shui. Neste sentido, Hong Kong é conhecida como a cidade do mundo de Feng Shui, não surpreendentemente, a grande maioria dos professores desta técnica vieram da China comunista. Prova disso é que, neste momento, para solicitar uma licença de construção na cidade, você deve apresentar um projeto assinado por um qualificado mestre de Feng Shui .

Bem, o edifício do Banco da China é considerado o mais agressivo do mundo em termos de Feng Shui, como as bordas dos triângulos que o compõem, de forma consciente à enfrentar os edifícios de seus concorrentes. Isto é o que, em linguagem de Feng Shui, os chineses chamam de "ataque direto" ou mais poeticamente: "flechas envenenadas". No círculo podemos ver nada mais nada menos do que uma das armas colocadas no telhado de um arranha-céu.

Como sabemos, na Ásia tais "ataques" por parte dos concorrentes não são tomados como uma brincadeira. Enquanto todos os edifícios circundantes usaram Feng Shui na prática para se protegerem, o caso mais famoso foi a resposta de um concorrente (segundo da direita para esquerda imagem) direto para o Hong Kong & Shanghai Bank, com duas armas no telhado, que enfrentam o "ataque" do edifício.

Foi uma experiência estranha para o famoso arquiteto Norman Foster com o Feng Shui!

Ele não só teve que enfrentar o desafio de projetar o edifício sob as regras do Feng Shui, mas depois teve que reformular o telhado para acomodar as duas armas.

No Ocidente, talvez o caso mais famoso é o do empresário Donald Trump. Ele contratou os serviços de um mestre de Feng Shui para a realização de uma reforma que, mesmo afetado pela rua Nova York, onde a Trump Tower International destaca.