"Esta página foi idealizada para o entendimento desta incrível ciência milenar, o Feng Shui, para apreciação de boas propostas em arquitetura e em artes visuais; também para promover a conscientização ambiental através de soluções sustentáveis. "

2 de fev. de 2013

Casas de vidro


Casas de vidro foram, por muitas vezes, consideradas como tendência de contemporaneidade. Porém, apesar de seu estilo arrojado, esta ideia de arquitetura não atende tão bem às necessidades humanas. Quando estamos em seu interior perdemos a sensação de abrigo, de proteção contra os elementos, de privacidade, de sentido de espaço e de limites entre o interior e o exterior. Não há bloqueio da vista e nem da luz natural (sol). Em casas de vidro, nos sentimos expostos a maior parte do tempo. Deve haver áreas resguardadas, de abrigo exterior. Então, nos perguntamos se existem vantagens em morar em um local assim? 

O outro extremo são as casas sem janelas. Elas nos causam estresse, principalmente por não vermos o passar do dia nem a sua luz. Não há harmonia, nem fluxo de chi, nem ar puro. Este tipo de moradia também não atende às nossas necessidades biológicas. 

Ter mais ou menos janelas não é  boa solução para as nossas necessidades nem é bom exemplo de arquitetura contemporânea.