"Esta página foi idealizada para o entendimento desta incrível ciência milenar, o Feng Shui, para apreciação de boas propostas em arquitetura e em artes visuais; também para promover a conscientização ambiental através de soluções sustentáveis. "

2 de jan. de 2013

As Lanternas Chinesas

(imagem devaneioschineses.blogspot.com)
 "As flores são iguais todos os anos, mas todos os anos, as lanternas são diferentes" 
- famoso poema chinês.

Na China, cada região possui seu próprio estilo de lanternas coloridas. No século II a.C., todas as famílias deviam pendurar as lanternas coloridas. A Festa de Yuanxiao, ou Festa das Lanternas, era um importante evento do País. Naquele dia, toda a cidade era iluminada, esplêndida e magnificamente. As pessoas iam às ruas para contemplar as lanternas, adivinhar enigmas  e assistir às danças de dragão, durante toda a noite. 

As lanternas coloridas mais antigas da China eram em sua maioria fabricadas com chapa de bambu, madeira ou metal (como esqueleto), revestindo a superfície com materiais transparentes, como a seda e papel. Depois traçam na superfície os desenhos coloridos. 

Com o tempo a produção das lanternas tornou-se cada vez mais diversificada. Elas representam,  para diferentes culturas, festividade e brilho. As lanternas vermelhas, como as suspensas no Pavilhão da Paz Celestial de Beijing, são um símbolo da cultura tradicional chinesa. Semelhantes ao tambor, são fabricadas com a gaza vermelha e barra de ferro.

Fonte: http://portuguese.cri.cn/152/2006/12/27/1@58580.htm