"Esta página foi idealizada para o entendimento desta incrível ciência milenar, o Feng Shui, para apreciação de boas propostas em arquitetura e em artes visuais; também para promover a conscientização ambiental através de soluções sustentáveis. "

31 de dez. de 2012

O Olho Azul

O Olho Místico, Nazar Bancugu (em árabe 'olhar' e 'conta'), é um talismã turco muito utilizado em adornos para o corpo e em amuletos para escritórios, lares e carros. Simboliza boa sorte, o olhar de Deus sobre nós, iluminação, proteção, paz, amor, combate contra a negatividade, protege contra a inveja e o mau olhado; e transforma energias negativas em positivas. Ele deve ser azul (cor do mau olhado) e em formato de olho, geralmente redondo, e em vidro. 

Conta a lenda turca que uma grande rocha do mar, trazida por mil homens, foi rachada apenas por um homem e seu mau olhado. 

Lembre-se: a força do mau olhado deve ser algo muito temido! 


O olho que tudo vê, o olho turco, é um único olho humano cercado por feixes de luz – é símbolo do poder observador e protetor de um Ser Supremo. Ele aparece no Grande Selo dos EUA e até em alguns símbolos da Maçonaria, onde representa o Grande Arquiteto do Universo. Função semelhante de proteção foi dada ao Olho de Horus, no Antigo Egito, e ao Terceiro Olho do Buda, na Índia.



Como a região que engloba a Turquia coincide com áreas da Europa e do norte da África, onde a ferradura é usada como amuleto de proteção, na Turquia é possível encontrar uma combinação das duas. Ferraduras cobertas por pequenos olhos são as mais comuns.

Fonte:
http://heartjoia.com/6422-olho-grego-turco-misticogreek-turkish-eye; http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20070611075231AAeEf69