"Esta página foi idealizada para o entendimento desta incrível ciência milenar, o Feng Shui, para apreciação de boas propostas em arquitetura e em artes visuais; também para promover a conscientização ambiental através de soluções sustentáveis. "

13 de nov. de 2012

Quartos de dormir

O objetivo principal de um dormitório é descansar e dormir. Ele precisa ter o máximo de conforto e ser o mais repousante possível. Naturalmente, nossos momentos mais vulneráveis são aqueles em que estamos dormindo. O quarto de dormir é diferente de outros aposentos e, em certo sentido, precisamos nos sentir protegidos e seguros nele. 

(imagem www.bandwmag.com, foto de Rania Matar)
O dormitório é um dos espaços da casa em que passamos mais tempo. Neste ambiente podemos interagir com diferentes meios de comunicação, navegar na internet, ouvir música, tocar instrumentos, receber amigos, estudar, comer, namorar e muitas outras coisas. Não é uma forma de isolamento, pelo contrário. Com as novas tecnologias, o dormitório passou a se tornar um segundo mundo, principalmente para os jovens. 


Atualmente, podemos notar que existe uma relação física, social e emocional dos indivíduos com os espaços de uma forma intensa. É como se os ambientes se transformassem em função do comportamento dos seus próprios habitantes. 
Gaston Bachelard (1884-1962), filósofo francês, em seu livro ‘A poética do Espaço’, apresenta uma reflexão sobre esta relação dos espaços com os seres humanos que os habita. Ele concluiu que cada indivíduo dá seu significado próprio para as coisas conforme a sua condição social, pessoal e psicológica. O homem domina o espaço antes de habitar o mundo, então a sua casa será sempre o seu espaço, seu canto. 

Já os dormitórios são como o berço dentro deste universo, são como um ninho, um abrigo, um lugar que nos passa proteção, segurança, conforto e estabilidade.

Se tratando de projetos para arquitetura de interiores, o usuário entrará em contato num maior ou menor grau com a proposta plástica de uma maneira muito especial, sentindo o ambiente através do contato direto. O valor estético será instituído conforme a sua percepção, imaginação, valores e seus questionamentos, que são impulsionados pelos objetos através de formas, cores, texturas e outros. 

Fonte: Monografia 'O Hit Parade dos Ambientes: Arquitetura temática de inspiração nas tendências musicais jovens', por Simone Tagliani; '101 dicas do feng shui para o seu lar', por Richard Webster; e www.raniamatar.com.