"Esta página foi idealizada para o entendimento desta incrível ciência milenar, o Feng Shui, para apreciação de boas propostas em arquitetura e em artes visuais; também para promover a conscientização ambiental através de soluções sustentáveis. "

16 de fev. de 2012

O Ba-guá de Lin Yun

(imagem www.karenrauchcarter.com)
Lin Yun foi um professor que migrou para os Estados Unidos e "adaptou" as ideias para os costumes americanos.

"Às vezes a simbologia chega mais perto ou é melhor compreendida do que as palavras."

Ele foi o criador do Ba-guá (ou Pakuá). Também planejou a organização sobre o desenho dos significados, curas, números, animais-símbolos e aspectos psicossocial atribuídos aos elementos. Yun também criou métodos de curas úteis e eficazes.

O Ba-guá serve como "bússula" sobreposta sobre os ambientes (mentalmente ou sobre o desenho da sua planta baixa). Com isto, não havia mais a necessidade de usar o sistema de pontos cardeais. No mapa a porta principal é sempre apontada para o norte, representado pelo setor do 'trabalho'.

Na Escola da Bússula o Feng Shui é elaborado reorientando a porta principal de acordo com os pontos cardeais sob o horóscopo chinês do proprietário. É um método eficiente, mas que exclui os outros usuários destes ambientes, que possuem seu horóscopo próprio, ou seja, iriam necessitar de interferências energéticas deferentemente planejadas.

O desenho original do Ba-guá é antigo e popular na China. É utilizado para "dar sorte" e proteger os ambientes. Lin Yun apenas deu mais uma utilização à ele.